Quem sou

 
 

Quem sou

Nome: Geraldo José Tuffi

CREMESP 36722


Cidade natal: São Paulo


Formação: Formado pela Faculdade de Medicina de Taubaté.


Mestrado em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo - EPM (UNIFESP)


Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal de São Paulo - EPM (UNIFESP)


Professor Doutor Assistente de Ortopedia e Traumatologia do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté. (UNITAU)


Chefe do Grupo de Reconstrução e Alongamentos Ósseos do Hospital Universitário de Taubaté.


Médico Responsável pelo Trauma de Alta Complexidade do Hospital Universitário de Taubaté.


Especialização: Reconstrução e Alongamento Ósseo



MEU CONTATO

E-mail: gjtuffi@hotmail.com

Consultar www.ilizarovalongamento.com.br



 

Prof. Dr.

Geraldo José Tuffi


Em 1988, iniciamos na Faculdade de Medicina de Taubaté  a utilizar a técnica de Fixação Externa como opção para o tratamento de pacientes politraumatizados. Esses apresentavam seqüelas deformantes, que na época eram de difícil resolução, geralmente terminando em amputação. Esta inovação proporcionou excelentes resultados principalmente em pacientes com infecção óssea

 

(osteomielite), e pseudoartrose (a não consolidação definitiva de uma fratura). Isto nos motivou a apresentar aos alunos uma técnica voltada principalmente às complicações de fraturas.

Desde então, venho utilizando vários tipos de fixadores externos, dos mais simples aos mais sofisticados, e compreendi que a escolha correta do fixador, depende da experiência do cirurgião e das deformidades existentes. Para cada paciente será construída uma montagem específica. Acredito ser o Fixador de Ilizarov  o que melhor se adapta às necessidades dos tratamentos, sejam desvios do eixo ou discrepâncias. Devido sua versatilidade, em único ato cirúrgico é possível corrigir as deformidades e alongar o membro.

No decorrer destes anos, participei de muitos congressos ministrando várias palestras sobre os temas: “Reconstrução Óssea e Alongamento”; “Seqüelas de fraturas” e “Infecções e Falhas Ósseas”. Publiquei artigos em revistas e livro de âmbito nacional.

Defendi teses de Mestrado (2001) e Doutorado (2004), sobre os temas: Infecção Óssea e Estudo da Regeneração Óssea utilizando o Método de Ilizarov, na Universidade Federal de São Paulo, sendo aprovado com distinção.

Em 2004, após concurso público no Departamento de Medicina da UNITAU, fui promovido a Professor Doutor Assistente de Ortopedia e Traumatologia. Sou membro do COMITÊ ASAMI-FIXADORES EXTERNOS DA SBOT desde a sua fundação.

Atualmente alem de professor universitário, atendo a clínica privada em consultório voltada à pacientes com encurtamentos e deformidades congênitas ou adquiridas dos membros, provenientes de várias regiões do País. Desde 1990 estou na chefia do Grupo de Reconstrução e Alongamento Ósseo do Hospital Universitário de Taubaté . Este serviço tem proporcionado aos pacientes do Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo, a possibilidade de tratamento com tecnologia de ponta, semelhante à dos grandes centros da América Latina.