Alongamento Ósseo

 
 
 


Resposta:  Em primeiro lugar se instala o fixador externo de Ilizarov.  Usamos na perna geralmente 3 anéis, dois próximos onde se faz a osteotomia (corte no osso) e um mais distal, que vai ajudar a conferir maior estabilidade à montagem.

Na coxa a disposição dos anéis é semelhante, entretanto, como se trata de único osso, (fêmur), se faz somente duas incisões. Estas são feitas próximo ao joelho  de 1 a 2 cm cada, sendo uma anterior e outra lateral.

O fixador funciona como um trator de partes moles e óssea. Depois que instalamos o aparelho, faz-se as osteotomias, suturas e os curativos nos pontos de inserção dos pinos. O paciente tem alta geralmente no segundo pós-operatório. Após dez a quinze dias da data da cirurgia, iniciará em casa, o processo de alongamento.

Como se vê na figura 1 os anéis são interpostos por barras rosqueadas. Movendo-se as porcas das extremidades de apoio no anel, o osso e as partes moles vão se alongando gradualmente, ( Figura 2).




Fig.2  A) O corte cirúrgico na tíbia (Osteotomia).  B) Evolução radiográfica do osso  sendo alongado. Da direita para a esquerda : (60dias de alongamento e metade da distância.  C) Ao final do período  de alongamento e ao lado, quando decidimos retirar o fixador externo já com o osso  consolidado



 

3. Como se consegue alongar o osso?